VI Fórum Nacional de Saúde Ocular

Decisões importantes sobre o acesso da população brasileira aos cuidados com a saúde ocular acontecem no Poder Legislativo. Por isso, é fundamental que deputados e senadores estejam a par das tendências em médio e longo prazo das causas de baixa visão e cegueira e das possíveis alternativas para ampliação do acesso da população ao atendimento oftalmológico.

Desde 2001, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entidade representativa dos médicos oftalmologistas brasileiros, realiza periodicamente, um evento no Congresso Nacional com esse objetivo.

Somente da união dessas forças – sociedade civil organizada e legisladores - é possível dar passos importantes em direção a conquistas capazes de mudar o destino de tantos brasileiros, que têm suas condições de vida e de inserção social afetadas pelas baixas condições de visão.

Histórico

A primeira edição do Fórum Nacional de Saúde Ocular foi realizada em 2001, durante a gestão do Dr. Marcos Ávila no Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Seu objetivo na época era levar para dentro do Congresso Nacional um evento onde fosse possível discutir os problemas da assistência em Oftalmologia com parlamentares, não apenas para conscientizá-los sobre a importância do trabalho realizado pelos oftalmologistas brasileiros, como também estimular o desenvolvimento de leis que fomentassem a destinação de recursos para o cuidado e a prevenção.

Foi o primeiro fórum do gênero dentro do Congresso Nacional, a primeira vez que uma sociedade de especialidade médica realizou um evento com esse objetivo e dimensões em um espaço legislativo. O pioneirismo e relevância do projeto chamou a atenção do Ministério da Saúde, que se tornou parceiro do CBO em sua realização.

De lá para cá, outras quatro edições foram realizadas (2007, 2009, 2012 e 2015), ainda com os mesmos objetivos. A iniciativa, pioneira na época do lançamento, continua sendo a única do gênero, e cada vez mais relevante.

VI Fórum Nacional de Saúde Ocular

Em 2018 completou-se dez anos do lançamento da Resolução 957, que criou a Política Nacional de Atenção em Oftalmologia. A Resolução tinha potencial transformador sobre as condições de saúde ocular da população brasileira, mas grande parte dela não foi implementada, comprometendo sua efetividade.

Uma nova legislatura foi iniciada recentemente, e muitos parlamentares estão estreando na vida pública tendo poucas informações sobre o impacto social – e mesmo econômico – do tema.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia contratou um grupo de estudiosos com grande expertise sobre saúde pública no Brasil para desenvolver um trabalho sobre a Política Nacional de Atenção em Oftalmologia proposta em 2008:

Assim, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em parceria com a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, realizará a sexta edição do Fórum Nacional de Saúde Ocular, na tarde do dia 12 de junho, na plenária da Comissão, para que esse trabalho seja apresentado e discutido com parlamentares e com o Ministério da Saúde.

Sua presença e colaboração enriquecerá o debate e trará consequências positivas para todos os brasileiros! Confira abaixo o vídeo-convite do professor doutor José Augusto Alves Ottaiano:



55 11 3266-4000